Holding Familiar , é uma maneira LEGAL de preservar e proteger seu patrimônio além de conseguir uma economia tributária.
O planejamento sucessório, pode evitar muitas brigas na sua família que pode acabar dilapidando todo aquele patrimônio que levou uma vida inteira para ser construído.
Ao formar a Holding, todo o patrimônio da pessoa física é integralizado no capital social da holding familiar e, futuramente, as quotas sociais desta sociedade podem ser transferidas aos herdeiros mediante cláusula de doação. O quinhão de cada herdeiro pode ser definido de acordo com a vontade dos doadores, normalmente sendo dividido igualitariamente.
É importante ressaltar que é possível estabelecer o usufruto em favor dos doadores, com cláusulas restritivas de inalienabilidade, impenhorabilidade, incomunicabilidade e reversão.
Resumidamente, a constituição de uma Holding Familiar propicia a divisão do patrimônio em vida, evitando a dilapidação, reduzindo os custos tributários e os desgastes que um eventual processo de inventário causaria ao grupo familiar.